Translate

domingo, 23 de junho de 2013

CAMINHOS DE OMOLU



Segue abaixo um pouco das 07 principais fases da passagem do grande Senhor da Terra:


Ajunsu: Ajunsun é o Rei de Savalu, tem fundamentos com  Oxumaré, Oxun e Oxalá. Carrega lança e veste branco. É ligado ao tempo, as estações do ano e ao culto da terra. É o verdadeiro dono do ciscuzeiro. Na perna esquerda leva uma pulseira de aço.

Azonwanu: Azauane ou Azonwanu (aquele que tem cheiro de doença). É jovem, veste vermelho, palha vermelha bordada com búzios, o que traduz sua riqueza. Usa um xaxará.Tem humor rascante, mas é um Vodun extremamente progressista para a sua Comunidade.Tem caminhos com Iroko, Oxumaré, Iemanjá e Oyá. 

Arawe: Tem fundamento com Oyá e Oxalá. Veste estampado, cores fortes como vinho e vermelho. Tem rejeição a faca. Só come bichos brancos.

Avimaje:  Tem fundamento com Nana e Ossain e Odé. É caçador de almas,e o que levas as almas condenadas por Sakpata. Seu titulo é de Omolú por ter sido rei em terras de Sogbô. é um tokweno e muito amigo de Legbá, onde viajaram juntos por muito tempo, e Legbá o ensinou varias línguas e Avimaje faz as vezes papel de Exú, ele é mensageiro dos Sakpatas, é o único de sua família a virar num pássaro branco, reza a lenda que nas guerras ele vai na frente em forma de pássaro, estuda o inimigo, suas armas e informa os Sakpatas, assim sendo uma família poderosa e vencedora de guerras. Gosta de muito búzios e de palha avermelhada. e de vestir muito branco. Antes de Agué ele era o senhor das folhas. Veste Marrom terra-cota estampado de branco e preto, branco rajado de preto ou multicolorido.

Segí: Tem ligação com Yemanjá, Oxaguian, Ogun. Muito sanguinário, extremamente quente é perigoso. Nessa fase Omolu usa mariwo. Leva uma conta de ferro.Ligado a Esú Onã também..

Afomam: Afomo significa contagiante, infeccioso. Veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças. Todas as plantas trepadeiras pertencem-lhe. Tem caminhos com Oxumaré, Oyá e  Ogun de quem é companheiro, dança cavando a terra para depositar os corpos que lhe pertencem.

Jagun: É jovem e guerreiro; leva na mão uma lança chamada okó; Tem caminhos com Ogunjá, Oxaguian, Ayrá, Exu e Oxalufan. Não come feijão preto e é o único que come Igbin (Caracol). Jagun é a Divindade Dahomeana da luta, guerra e da execução da morte. É o mais belo dançarino do candomblé. Representa o poder "vida/morte", “fome/fartura", "saúde/doença", "guerra/paz". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário