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segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cargos e Hierarquias do candonblés


Hierarquia Candomblecista.

De acordo com a tradição deixada pelos antigos, segue abaixo em ordem crescente como evolui a hierarquia do candomblé.

Abiyan - A base da piramide.
Nesta fase, é quando a pessoa chega na casa e passa pelo ritual do Obi D'Água, ela recebe seus fios de conta e passa a fazer parte do dia dia da casa do candomblé, é nesse periodo que ela vai descobrir o que candomblé e como fazemos o candomblé, as obrigações são restritas a essas pessoas por eles ainda não terem passado pelo ato iniciatico, é um periodo extremamente importante, pois ele conhece como é a casa e o rito, diminuindo assim o futuro arrependimento e o abandono religioso.

Ao abian é permitido ajudar em quase todos serviços da casa, sempre orientado por um mais velho que diga o que pode ou não fazer. Essa fase é muito importante para se aprender vendo e ouvindo, as perguntas não são muito bem vindas, observar e saber ouvir é a melhor maneira de aprender, quando um mais velho se dispôr a falar e contar, abaixe-se e preste atenção, não interrompa, escute e grave.

Abiyan significa aquele que ainda não nasceu, por isso não entram na roda e não entram em transe com orixá.

Iyawo - O iniciado.

Perante os orixás todos (iniciados) somos iyawo, independente de quanto tempo de candomblé nos temos. Este filho é iniciado, ele passa a fazer parte das obrigações internas da casa, mas por ser iniciado a pouco tempo ele participa em transe com seu orixá impossibilitando assim que ele veja e ouça o que se passa nos momentos da obrigação.
Esta fase de iyawo tem duração de 7 anos, nesse periodo você aprende as rezas, as comidas, quem são os orixás, como representa-lôs e etc.
As mulheres iniciadas podem dançar na roda, e os homens acompanham o candomblé sentados na esteira junto os abiyan.

Iyawo significa esposa e quer dizer uma aliança eterna para com o orixá.

Egbon mi - O mais velho.
Antigido os 7 anos de iniciação o iyawo passa por uma obrigação que o torna um mais velho, ele passa a assistir as obrigações sem estar em transe podendo assim aprender melhor o que se passa durante todas as obrigações. Aprimora seus conhecimentos podendo assim tirar o orunkó de um iyawo e vir a ser pai pequeno, zelador ainda não pois ele esta começando a participar, a visualizar as obrigações agora, ainda está em fase de aprendizado.
Nesta fase é quando o orixá nos mostra os dons daquele iniciado e qual sua missão, se os orixás derem a ele cargo de zelador de orixá futuramente ele ganhará esse posto, mas como NÃO SÃO TODOS QUE TEM ESSE CARGO, os que não tem futuramente ganhará posto, um cargo dentro da casa, dependendo do cargo aquele setor ficará sob responsabilidade dele.
Egbon mi - Significa meu irmão mais velho.


Oye - O Cargo.
Passado mais 7 anos, o iyawo agora atinge seus 14 anos de iniciado dentro do culto.
Nesta obrigação, ele passará assumir uma responsabilidade pois teve 14 anos de aprendizado constante e pode assim assumir uma casa de candomblé ou uma função na casa onde foi iniciado. O orixá deste filho irá pelo jogo de búzios informar o zelador qual como devemos proceder daquele momento em diante.

Cargos dado as mulheres:

Iyákekere - Mãe pequena, esta é o braço direito do zelador, na ausencia do zelador é ela quem responde pela casa do candomblé. As pessoas que recebem este cargo não podem abrir casa de candomblé.

Iyálaxé - Mãe do Axé, estando abaixo  da Iyákekere, esta também responde pela casa do candomblé.

Iyáegbé - Mãe da comunidade, fica responsavél pela ordem e estrutura do axé.

Iyáefun - Mãe do efun, fica responsavél pela pintura dos iniciados.

Iyábassé - Mãe da cozinha, fica responsavél pela cozinha do candomblé.

Iyásijé - Junto a Iyabassé, também é responsavél pela cozinha do candomblé.

Iyamoro - Responsavél pelo Ipade.

Iyadagan - Junto a Iyamoro, é responsavél pelo Ipade e pelo culto a Exú.

Iyalossaiyn - Mãe das folhas, fica responsavél pelo Sasaniyn e pelas folhas da casa.

Ajibonan - Mãe criadeira, responsavel por cuidar das pessoas que estão recolhidas.

Cargo dado aos homens:

Babaegbé - Pai da comunidade, responsavél pela manunteção e ordem da casa.

Babaefun - Pai do efun, responsavél pela pintura dos iniciados.

Babalosaniyn - Pai das folhas, responsavél pelo Sasaniyn e pelas folhas da casa.

Recebido essas resposabilidades eles continuam sua jornada religiosa.



Ajoye - Mais conhecidas como ekedje, são as mães do orixá, aquelas escolhidas por eles para serem suas mães, cuidarem do orixá que lhe suspendeu e confirmou.

Iyarobá - Ekedje do Zelador e não de um orixá especifico.

Oloye - Mais conhecido como Ogans, são os pais do orixá, aqueles escolhidos que tocam e cuidam do orixá que lhe suspendeu.

Assogbá - Ogan responsavél pelo culto do quarto de Oluaiye.

Mogbá - Ogan responsavél pelo culto do quarto de Xangô.

Elemasó -  Ogan responsavél pelo culto do quarto de Obatalá.

Balogun - Ogan responsavél pelo culto do quarto de Ogun.

Axogun - Ogan responsavél pela mantaça.

Alagbê - Ogan responsavél pelos Ilús (atabaques).

Pejigan - Ogan responsavél pelos axés da casa.

Aficodé - Ogan responsavél pelo culto do quarto de Odé.

Os Ogan e as Ekedje quando iniciados já ganham postos, tomam obrigação de ano mas não crescem de acordo com o tempo. Já nascem pai e mãe do orixá.

Obrigação de 21 anos.

Ultima obrigação é apenas para reforçar a troca de energias para com os orixás, a partir daquele momento todo ano o iniciado toma um bori e oferenda seu orixá.

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