Translate

domingo, 23 de junho de 2013

desabafo de um yáo




Eu sou iniciada a pouco tempo mas frequentava o Candomblé como Abiã a uns dois anos. Eu já fui de Umbanda e até mesmo Evangélica, e nunca vi tanta desunião como estou vendo no Candomblé. Babalorixás e Ialorixás com intrigas pelas redes sociais. Um exemplo, "se eu sou filha de santo de uma casa, e tenho um amigo em outra casa cuja o Pai de santo não gosta do meu pai, é um grande motivo para não haver amizade entre nós. Pois meu pai vai falar mal da outra casa e vice-versa. também presenciei Babalorixás difamando outras casas as quais o sacerdote não gosta, apontando o que ele acha certo ou não. Vi Ialorixás denegrindo a imagem do Axé do próximo. Sacerdotes brigando por Yawo que mudou de casa. Já vi casas cobrarem cada iniciação R$8.000, e o Yawo com muita boa vontade pagar. E em alguns casos o pai ou a mãe de santo parcelar. Ou pior presenciei coisas como:

 -Quem não tiver o valor "tal", não tomará suas obrigações.  
Agora eu me pergunto, o Orixá é feito de que? 
De sexo, dinheiro, arrogância, luxuria, virgindade, e intrigas? 
Pois se for disso, me de Agô Orixás mas estou arrependida de ser iniciada. 

Entendam que o Candomblé é uma religião incrível, cheia de cores harmonia, com Orixás que são energias divinas que nos trazem paz, alegria e não guerra. 
Quem nunca se emocionou num Xirê, nunca se arrepiou com o toque dos atabaques,nunca se divertiu numa função, e nunca sentiu a paz que o abraço de um Orixá traz. 
Quer religião mais linda, rica e cheia de vida que o nosso Candomblé. E é exatamente os exemplos que eu dei anteriormente que vem afastando muita gente da nossa religião, o Candomblé não deve ter desunião entre casas, todos nos cultuamos os mesmos Orixás, uma coisa ou outra podem ser diferente entre as casas afinal ninguém sabe o certo por completo.
A nossa religião e a única que aceita homens, mulheres, homossexuais, héteros, crianças, idosos, negros, brancos, orientais, deficientes, gordos, magros, enfim seja quem for o Candomblé não fecha as portas para ninguém, o que fecha as portas é a ignorância dos de fora. E os que seguem a religião também não ajudam, em vez de se unirem e mostra a riqueza que a nossa religião tem eles fazem guerra apontam o que e certo e o que não é e mostram que no Candomblé só existe intriga e desunião. 
Bom, eu disse o que estava entalado na garganta, nem todos iram concordar como sempre mas o melhor a se fazer e refletir!

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente contigo, tbm sou yawo, de depois da minha obrigação de 1º ano deixei a casa qual foi iniciada, mais não deixei de cultuar e amar os Orixás, não me arrependi de nada do que fiz e sim do que não fiz...

    ResponderExcluir