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domingo, 23 de junho de 2013

SERIA BOM CONFIAR A UM YÁO O CARGO DA CASA DEPOIS DO SETE ANOS TORNARSSE UM BÁBÁ OU IYÁLORIXÁ?

O que podemos falar de cargos para iyawos dentro de nossas roças, bom,
para isso deveríamos confiar a ele tudo aquilo que o orixá espera de nós, confiança, humildade e conhecimento, por que será que nos últimos anos estamos vendo tantos egbon mi se tornando Sacerdotes de nossa religião, será que não estamos deixando a vontade  do orixá de lado e levando em conta apenas a nossa vaidade que é seguida do despreparo de pessoas  de pouca experiencia e convivência com o orixá.

Hoje não pensamos mais em passar por cada etapa de nossas obrigações e adquirir nosso conhecimento através de experiencia e convivio com mais velhos, não só isso não basta.

Temos que ter nossos filhos, nossos barracões, temos que enfeitar nossos orixás, com cada vez mais criatividade e brilho, e quanto a vontade do orixá que se mostra através do nosso jogo de buzios, isso é detalhe, o que vale mesmo é ter nossas casas cada vez mais cheias de gente e vazias de orixá, feito isso colocamos uma faixa de um posto qualquer em um iyawo e assim esta completo, um iyawo se achando no direito de reprender seus irmãos de asé por conta de um pedaço de pano que lhe foi pendurado no pescoço pelo iyawo chefe.

Como podemos dar a um Iyawo que ainda não passou por suas obrigações que lhe dariam o conhecimento e experiência necessarios para ocupar um cargo de confiança em nossa casa.
Conhecimento se adquire com tempo, humildade, e principalmente merecimento, vamos aprender e ter paciência e assim poderemos passar isso aos nossos filhos e netos.

Seja Abiyan, iyawo, egbon mi e se for por vontade do orixá seja um sacerdote de nosso culto, sendo egbon mi você também poderá somar na vida espiritual de seus irmãos, assim como o irmão mais velho cuida dos mais novos na sua familia, se faça isso também dentro de nossas roças e isso vai lhe somar ainda mais, e o orixá ficará orgulhoso e não envergonhado.

Tradição

Se buscamos resgatar a tradição temos que comparar o tempo do iyawo com nosso tempo de vida, ao nascermos começamos conhecendo nossos familiares, logo ao se iniciar no culto vamos começar conhecendo nosso orixá , conhecendo a ancestralidade, conhecendo a tradição de sua nação e raiz descendente, completamos um ano é confirmado todo o processo de iniciação a partir dai vamos aprender além do nosso orixá, vamos aprender as forças do axé a importância de cada assentamento exposto no quintal, conhecer melhor a representação de nossos orixás através do osé, e por assim vamos até chegarmos aos 03 anos de iniciado que é quando atingimos uma idade mediana e passamos a assumir responsabilidades na cozinha, aprendendo as comidas de cada orixá, de cada ebó, de cada obrigação a ser realizada dentro da casa do candomblé, passado por todo esse aprendizado conhecendo todas as rezas, maioria das cantigas, comidas, ebós, obrigações, elementos de cada orixá, estamos prontos para atingir a maioridade, porém não quer dizer que a partir de então podemos sair fazendo o que queremos, após atingir essa maioridade, o famoso 07 anos começamos a visualizar obrigações que antes só podíamos participar "incoporado" pelo nosso ancestral, passamos a dar exemplos e ensinar os futuros iyawos do barracão e quando começamos a escola para o sacerdócio, ao contrario do que muitos pensam e  fazem o iniciado só começa a aprender como dirigir uma casa de candomblé com 07 anos, quando ele se torna adulto e começa a poder assumir responsabilidades, primeiro ele vai ser convidado para tirar o orunkó de um iyawo, para ajudar numa iniciação, e assim seguindo se for da vontade dos orixás em sua obrigação de 14 anos esse iniciado receberá todos os utensílios necessários para dirigir uma casa, sem que haja duvidas e possa seguir com sua casa sem precisar de alguém para cantar o candomblé, para auxiliar em obrigações etc...

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