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domingo, 23 de junho de 2013

IROKO



Ìrókò não é Òrìsà (divindades descendentes de Olódùmarè, tendo como seu líder, Òrìsà nlá), ele é Ìwìn (O espírito da árvore, criado por Obàtálá).
A respeito de ele possuir cantigas, Pèrègún possui também e não é Òrìsà, Ojúoro possui também e não é òrìsà.A respeito da Ilustre Ìyá Cidália (pessoa que tem meu respeito) não posso dizer o que ela incorpora ou entra em transe, pois, infelizmente não a conheço pessoalmente... Mas deixo claro a vc que, quando uma pessoa é feita de Ìrókò ou ela é de feita Olúwéré, ou ela incorpora Egúngún, Àbíkú alguma coisa desta. Por que Olúwéré é o “ORIXÁ” da Árvore ÌRÓKÒ. Quando falamos que uma pessoa é filha de Ìrókò, estamos nos referindo a Olúwéré. Ìrókò é cultuado apenas como árvore sagrada (Ìwìn). Como Òrìsà, seria uma menção a Olúwéré. Assim como Òsun pode ser cultuada aos pés do Pèrègún, Òrúnmìlà aos pés do Igi Òpè, Ògún aos pés do Akòko. Olúwéré é cultuado aos pés do Ìrókò...
A respeito de obras literárias, a obra que faz menção a Olúwéré é “Ewé Òrìsà – José Flávio Pessoa de Barros & Eduardo Napoleão”, página 255. Quando ele menciona uma linha de um oríkì realizado a Ìrókò = Ìrókò Olúwéré Ògìyán Èlèijù (Ìrókò Olúwére comedor de inhame pilado no âmago da floresta), já que, Ògìyán é um título de Olúwéré assim como é de Obàtálá, Odùdúwà, Akínjolé e etc...
Irókò é uma árvore sagrada relacionada à várias energias, tais como:
ÒRÌSÀ OLÚWÉRÉ, ÌYÁ MI ELÉYE, ÀBÍKÚ, ÒRÌSÀ OKO, OBÀTÁLÁ E ETC...
A árvore de Irókò é cultuada como òrìsà, devido sua importância e forte relação com muitas divindades.
Mas, para Irókò (árvore sagrada) não possui iniciação, a iniciação é para o òrìsà OLÚWÉRÉ!
Quando falamos que ÌRÓKÒ não é òrìsà estamos nos referindo ao fato de que ele não é uma divindade que se manifeste em uma pessoa, ou seja, um ORÍSA...
Mas, a árvore de Ìrókò, por representar e estar relacionada à várias energias é cultuada pelos yorùbá como divindade (òrìsà), e por ser o símbolo maior de OLÚWÉRÉ.
Ìrókò é o orixá da cura, da paz, da harmonia social, da tranquilidade, da fertilidade e do poder espiritual. Capaz de atrair e preservar o axé, tem como símbolos máximos a árvore sagrada ìrókò e florestas, parques e jardins. Tem por símbolos também o espaço, o tempo, a terra, òta (pedra de assentamento), ìrùkèrè (cauda de animal que, após preparo artesanal e mágico, é carregada por sacerdotes e reis como sinal de realeza e poder) e búzios. Ìrókò veste branco e colares multicoloridos. Tem relação estreita com Egbé, Ossaim, Egungun, Geledé e Iyami Oxorongá, entre outros orixás. Favorece o desenvolvimento do ori e da sensibilidade às energias sutis: por isso, um de seus nomes é Olúwéré, Senhor dos mistérios e da rapidez. O fato de Ìrókò favorecer o desenvolvimento do ori faz com que alivie estados de perturbação mental e estimule firmeza e estabilidade pessoais, tornando a pessoa mais forte e apta a enfrentar os desafios da vida. É cultuado em sinal de gratidão à natureza, por tudo o que ela oferece ao homem.
Iroko vive na mais suntuosa átinsá que há numa roça de candomblé' e também nas matas.
Representa a ancestralidade, nossos antepassados, pais, avós, bisavós, tataravôs. Representa também o seio da natureza, morada dos voduns...
Desrespeitar iroko, (grande e suntuoso átinsá ) é desrespeitar sua dinastia, seus avós, seu sangue...
Iroko representa a história do ilé, assim como, de seu povo...
Protegendo sempre o mesmo das tempestades.
Iroko protege muito seus filhos...

Um comentário:

  1. Iwin, Irunmale e Orixá são a mesma coisa, são termos que fazerem referência as divindades primordiais. Aconselho a você rever o seu conceito, pois além de Cidália existem muitas outras pessoas que foram iniciadas para Orixá Iroko no Brasil, inclusive dentro do Axé Opó Afonjá. Essa questão de Iroko ser ou não ser Orixá cabível a iniciação é um tema totalmente superado. Resta contudo sabermos qual a real origem dessa divindade, já que aparentemente não existe culto a Iroko (Orixá) entre os yorubás.

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