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domingo, 23 de junho de 2013

odó de sangó


Um outro símbolo de SANGÒ, mostra claramente a importância e o grau de realeza dados a SANGÒ pelo negro africano. Este importante símbolo faz parte integrante tornando-se essencial a sua presença ao IGBÁ de SANGÒ, muitas das vezes o próprio assentamento desta divindade acaba sendo colocado sobre o símbolo.

Este símbolo nada mais, nada menos é o PILÃO DE SANGÒ, chamado na cultura iyorubá de “ODÓ” , sendo na África esculpido em madeira extraída do “BAOBA” ou “JATOBA”, geralmente apresentando figuras de símbolos de reis ou Divindades, entalhada no corpo externo do pilão.

O corpo do pilão de SANGÒ é formado por 2 bocas abertas, uma para baixo que se apoia sobre o chão e outra para cima onde as vezes é colocado o IGBÁ do ORISÁ. A formação do símbolo feitas pelas bocas opostas traduz na realidade uma explicação sobre uma das missões divinas de SANGÒ, haja vista, que a boca superior do pilão representa o ÓRUN, habitat dos ORISÁ (mundo imaterial paralelo ao plano físico), sendo a boca inferior a representação do AYIÈ (mundo material – habitat dos seres e das coisas).

Evidentemente o PILÃO DE SANGÒ é o inverso das cabaças do IGBÁ-ODÚ, meias cuias justapostas uma sobre a outra, guardando no interior do seu bôjo os segredos da vida dos ORISÁ e dos seres humanos inclusive os dos seus destinos.

Na realidade o “PILÃO DE SANGÒ” e a representação simbólica da união entre o ÓRUN e o AIYÈ e dos poderes mágicos a existentes nos dois planos que se tornam do conhecimento dessa Divindade e acaba de certo modo descortinando o véu misterioso do ocultismo contidos nos dois mundos paralelos, interligados entre si, que simbólicamente são representados pelas bocas opostas do PILÃO, o que quer dizer tudo que está em cima é igual ao que está em baixo.

A mão do pilão (MONJOLÓ) simboliza o eixo imaginário central do globo terrestre ligado ao espaço imaterial, permitindo o equilíbrio entre as energias dos dois mundos. 

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