Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

1° obá da esquerda


OBÁ ONANSOKUN

É um título conferido ao pai do rei chamado de BABÁ OBÁ, podendo ser conferido não ao pai verdadeiro, mas sim, a um pai fictício, sendo o principal responsável pelas cerimônias preparatórias para a coroação do ALAFIN (dono do senhor do palácio).

Esta coroação geralmente é indicada pelo pai do rei, que recebem os títulos de “ONÁ-ISOKUN, ONÁ-ARA e OMO-OLÁ”.

Justamente na casa de ONANSOKUN, que representa o mais importante dos BABÁ OBÁ, que o novo ALAFIN deverá dormir a sua 1ª noite antes de assumir o palácio depois de sua eleição para o trono e, na ocasião serão executados diversos sacrifícios animais às divindades de modo que além de investir ao novo ALAFIN uma autoridade material o investirá também com autoridade possuidora de dotes divino, garantindo-lhe a palavra decisiva dentro do seu governo.
Na noite de dormida do novo rei na residência do ONANSOKUN, o BABÁ OBÁ, que na realidade não é só mestre de cerimônia mas também o principal sacerdote da corte de OYÓ, o único com autoridade para coroar o novo ALAFIN, irá executar do lado de fora do palácio na praça frontal, onde está instalado o templo de SANGÒ, práticas divinatórios como o jogo de OBI, extraído dali as oferendas propiciatórias as divindades, roçando orientação correta para o governo do novo rei.

Face a importância das funções do BABÁ OBÁ ONANSOKUN representa um dos mais elevados títulos cargo do governo de OYÓ, a ligação direta, o porta voz entre o rei os OYÓ-MESI (conselheiros) e a própria comunidade.

A autoridade dada ao novo ALAFIN, outorgada pelo importante ONANSOKUN, cessará com sua morte, quando então será escolhido um novo governo para o reinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário