Translate

domingo, 23 de junho de 2013

OS GUERREIROS DE OBATALÁ


Contam os itans, que os 3 Guerreiros Brancos, Já, Jagun e Ajagunan, foram gerados do sêmem de Oxalufã dentro do casco do Igbin (caramujo), considerados portanto filhos de Oxalufã. Portanto a ligação dos 3 irmãos é muito grande nos enredos de santo. Todas as pessoas que são iniciadas para esses Orixás, tem que saber o quanto é importante arrumar todo o seu complexo de Orixás Funfun (Brancos) (pois estes Orisás, não existem sem um conjunto), são ligados entre si, a Yemanjá e principalmente a Oxalufã e Ayrá, pois em uma determinada época os 3 irmãos Guerreiros: Já, Jagun e Ajagunan entram novamente no casco do Igbin (deixando a vida de seus filhos parada, estagnada por um periodo) e só quem reaquece a vida da pessoa tirando-a da estagnação é Ayrá.

E os filhos destes Orisás podem sempre que puderem estar arriando uma comida a Ayrá para que ele mantenha sua vida sempre próspera e fluindo.

Conta a lenda que Já, Jagun e Ajagunan eram três irmãos inseparaveis, e decidiram então invadir as terras de Òsún, ela já avisada preparou um pó cuja base dele era o casco do igbi, quandos os irmão chegaram a porta da cidade foram cegados pelo pó, Já foi parar nas terras de Ògún, Jagun nas terras de Omolu e Ajagunan foi o unico que retornou as terras de Òsáàlá. Esta lenda também explica a quizila de Òsún com o Igbin

Nenhum comentário:

Postar um comentário