Translate

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Historia do Imperio de Oyo



O Império de Oyo foi fundado por volta de 1400 até 1835, quando encontrou o seu fim ao ser conquistado pelo Império Fulani. Foi portanto um império de considerável duração

Sangô, em sua dimensão histórica, teria sido o terceiro Alafin de Oyo (Alaafin=dono do palácio).

Oranyan, o primeiro Alafin, foi sucedido por seu filho Ajaka (também denominado Dada Ajaka), irmão mais velho de Sango.

O Xangô histórico era filho do primeiro Alafin de Oyo, (Oranyan) com a princesa Torosi, filha de Elémpe, rei do nação Nupe (também chamada Tapa pelos yoruba).

Xangô cresceu na terra de sua mãe, e depois se transferiu para Kossô, onde inicialmente o povo não o aceitou, devido ao seu temperamento dominador. Mesmo assim conseguiu se impor, tornando-se rei de Kosso (Obá Kosso), mais tarde se deslocou para Oyo com o seu povo, fundando ali um povoado que recebeu (também)o nome de Kosso en função da origem de seus habitantes e de seu líder. Manteve assim Xangô o título de Oba Kosso, já que era o lider desse povoado e membro da família real de Oyo.

Ajaka, seu irmão mais velho e sucessor de seu pai, ao que tudo indica, não possuia força militar e política suficiente. Governava dando autonomia aos chefes locais sob seu reinado. Era amigo das artes e ao que tudo indica um soberano pacífico. Sangô, considerando o irmão fraco reinar o destrona. Ajaká é exilado para Igboho, uma cidade menor da qual se torna regente.

Durante sete anos Sango foi Alafin de Oyo, govertando com pulso forte , até que arrependido de injustiças cometidas se retira e regressa para a terra de sua mãe, onde vem a se suicidar por remorso devido às injustiças que teria cometido. De certa forma daí vem sua associação como orixá da justiça, pois sua força passa então a ser direcionada a favor da luta contra todas as injustiças. 

Com a morte do Alafin Sango, seu irmão Ajaka retorna ao trono de Oyo, agora como quarto Alafin e com a morte sobe ao trono seu filho Aganju (o quinto Alafin), neto de Oranyan e sobrinho de Sango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário