ABIODUN evoca a figura de um dos mais notáveis reis da cultura yorubá, chamado de ALAFIN OGBIODUN, que segundo profundas pesquisas feitas por famosos etnólogos, sociólogos e antropólogos, teria sido o 29º (vigésimo nono) ALAFIN e, teria reinado na segunda metade do século XVIII.
Diz-se que o mesmo teve 660 filhos. O seu verdadeiro nome era “ADEGOLU” mas ele ficou glorificado com o nome que trouxe ao nascer que é ABIODUN, nome que as crianças da cultura yorubá quando nasce em um dia de festa, feriado ou no último dia da semana de 4 (quatro) dias chamado de “IJÓNLÁ” (o grande dia), relativo ao domingo do calendário romano.
O nome recebido pela criança naquelas datas importantes, tem o título de “AMUNTORUNWÁ” que deixa transmitir um aspecto de grandeza para o recém-nascido.
ABIODUN foi o último dos reis yorubá que exerceu pleno poder sobre a terra e sobre o seu povo e, antes da sua morte justo quando começou a decadência do poderoso império nos fins do século XVIII, ele, ABIODUN, conseguiu descobrir e desfazer perniciosa influência de seu todo poderoso “1º MINISTRO”, o “BÁSORÙN GAÁ”, que morreu supliciado na fogueira em que se transformou sua própria casa queimada pelo povo, após trair seguidas vezes ao ABIODUN, que então, pode reinar sozinho sobre o vasto império que lhe fora confiado.
ABIODUN – A (aquele) BI (ao nascer) ODUN (dia festivo)
“Aquele que nasce no dia festivo”
Diz-se que o mesmo teve 660 filhos. O seu verdadeiro nome era “ADEGOLU” mas ele ficou glorificado com o nome que trouxe ao nascer que é ABIODUN, nome que as crianças da cultura yorubá quando nasce em um dia de festa, feriado ou no último dia da semana de 4 (quatro) dias chamado de “IJÓNLÁ” (o grande dia), relativo ao domingo do calendário romano.
O nome recebido pela criança naquelas datas importantes, tem o título de “AMUNTORUNWÁ” que deixa transmitir um aspecto de grandeza para o recém-nascido.
ABIODUN foi o último dos reis yorubá que exerceu pleno poder sobre a terra e sobre o seu povo e, antes da sua morte justo quando começou a decadência do poderoso império nos fins do século XVIII, ele, ABIODUN, conseguiu descobrir e desfazer perniciosa influência de seu todo poderoso “1º MINISTRO”, o “BÁSORÙN GAÁ”, que morreu supliciado na fogueira em que se transformou sua própria casa queimada pelo povo, após trair seguidas vezes ao ABIODUN, que então, pode reinar sozinho sobre o vasto império que lhe fora confiado.
ABIODUN – A (aquele) BI (ao nascer) ODUN (dia festivo)
“Aquele que nasce no dia festivo”
Quando falamos de “OBÁ ABIODUN, encontramos a palavra “ALAFIN”, que é também um título nobre dado ao rei do povo yorubá. A palavra significa “ALA” – o que possui, o dono, aquele que usa e “AFIN” – palácio, portanto, a junção destas palavras formam um “ORIKI” (saudação) que quer dizer “Dono ou Senhor do Palácio”.
Encontramos ainda sobre o “OBÁ ABIODUN”, uma referência quanto ao seu nome ao nascer, que os yorubá chamam de “AMUNTORUNWÁ”, isto quer dizer que o nome dado a criança é feito pelas circunstâncias do nascimento da mesma ou, por fatos marcantes ocorridos na mesma ocasião, na família ou na comunidade como um dia festivo, feriado ou de relevância social.
A palavra “ABIODUN” tem origem na língua nagô, quer dizer: A (possuir) BI (NASCER) e ODUN (dia ou tempo de festa, feriado ou data marcante).
Encontramos ainda sobre o “OBÁ ABIODUN”, uma referência quanto ao seu nome ao nascer, que os yorubá chamam de “AMUNTORUNWÁ”, isto quer dizer que o nome dado a criança é feito pelas circunstâncias do nascimento da mesma ou, por fatos marcantes ocorridos na mesma ocasião, na família ou na comunidade como um dia festivo, feriado ou de relevância social.
A palavra “ABIODUN” tem origem na língua nagô, quer dizer: A (possuir) BI (NASCER) e ODUN (dia ou tempo de festa, feriado ou data marcante).
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