Este nome título é derivado de 2 outras palavras que dão formação a um “ORIKI”, “ARO” palavras que significam título honorífero de grande importância, altamente respeitável na comunidade, indica ainda numa assembléia é aquele que por direito foi eleito. e mais a palavra “ILÚ” (que quer dizer cidade) sendo que o nome título “AROLÚ” foi derivado de um antigo título de grandes mestres sacerdotais da sociedade secreta dos “OGBONI”. A sociedade santa e secreta dos OGBONI, é uma associação iniciática, progressista, que trata da sobrevivência do povo e da cultura, de grande penetração nas raízes da cultura de todo o povo yorubá.
Os OGBONI versam sua principal ideologia no culto à terra, exercendo uma enorme influência política naquele povo, haja vista, que seus membros são conselheiros e dignatários dos OBÁ de SANGÒ.
Sobre a ideologia, simbolismo e ritual, interditos e sanções (leis) dos OGBOMI, tornou-se expandido que estudam a sociedade nos mesmos moldes ditados pelos imperadores, de então do antigo reino de OYÓ.
Sabemos ainda que a sociedade secreta e iniciática dos EGBONI, possui um fundo místico onde em rituais profundamente secretos iniciam seus membros, com o principal propósito de torná-los grandes líderes dentro das comunidades que habitam, sempre com a intenção de pregar a liberdade e conservar as raízes de sua cultura.
A sociedade dos OGBONI encerra na realidade uma complexa e bem estruturada hierarquia de importantes OLOYÈ (possuidores de nobres cargos títulos) entre eles reis de várias metrópoles da região do complexo yorubá.
AROLÚ era sem dúvida, precisamente uma das mais importantes figuras do reino, sendo um dos mais nobres títulos só outorgados a pessoas de destaque na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário