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domingo, 23 de junho de 2013

CAMINHOS DE NÃNÃ


Nanã Adjaoci ou Ajàosi: É a guerreira e agressiva que veio de Ifé, às vezes confundida com Obá. Mora nas águas doces e veste-se de azul. Rigida como Igbain e meiga como Obaiya é trabalhadora e combativa. Tem fundamento com Oxumare. Veste cru e branco.

Nanã Ajapá ou Dejapá: É a guardiã que mata, vive no fundo dos pântanos, é um Orixá bastante temido, ligado a lama, a morte, e a terra. Veio de Ajapá. Está ligada aos mistérios da morte e do renascimento. Destaca-se como enfermeira; cuida dos velhos e dos doentes, toma conta dos moribundos. Nela predomina a razão. Veste roxo e branco.

Nanã Buruku: Também é chamada Olúwaiye (senhora da terra), ou Olówo (senhora do dinheiro). Este Orixá veio de Abomey; ligado à água doce dos pântanos, usa um ibirí azul. Severa e pouco paciente.

Nanã Obáíyá: É ligada a água e a lama. Mora nos pântanos; usa contas cristal vestes lilás. Lenta para se irritar, mas lenta ainda para perdoar. É fechada e calma, suas filhs são mais meigas e amorosas do que as filhas de Nanã Igbain.

Nanã Omilaré: É a mais velha, acredita-se ser a verdadeira esposa de Oxalá. Associada aos pântanos profundos e ao fogo. É a dona do universo, a verdadeira mãe de Omolu Intoto. Veste musgo e cristal.

Nanã Savè: Veste-se de azul e branco, e usa uma coroa de búzios. Rege as chuvas, a garoa que levemente toca o solo formando assim a lama. Tem fundamento com Oduduwa.

Nanã Igbain: É a mais temida. Orixá da varíola. Usa cor vermelha, é a principal, come directo na lagoa, dando origem a outros caminhos. Representa um tipo de mulher sem beleza, desajeitada, cuja aparência é de maior idade. É rabujenta e vingativa. 

Nanã Oporá: Veio de Ketu, coberta de òsun vermelho. É a mãe de Obaluaiyê, ligada a terra, temida, agressiva e irascível. Guardiã dos bons costumes, zela pela honestidade e pela palavra. Veste cru e lilás.

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