Ori é o orixá mais importante na vida de uma pessoa, é o primeiro orixá que deve ser cultuado, a ele devemos nosso destino, a função do Bori é alimentar e equilibrar o ori.
Cada ser criado por Olodumaré possui o seu Orí, seu destino, algo individual, é como a impressão digital de casa ser. Ele é o primeiro a vir no mundo quando no momento do nascimento e que o acompanha até mesmo após a morte.
Se meu Orí não permitir que eu seja ajudado, eu não serei.Se meu Orí não permitir que meu orixá receba oferandas, ele não receberá.Se meu Orí não permitir que eu trilhe determinado caminho, eu não farei.
Assim podemos perceber que Orí é importantíssimo, o primeiro a ser cultuado.
Bori - Alimentação do Ori, fortificação.
Todas as oferandas que se fazem ao Orí são decididas atráves da consulta ao jogo de búzios (meio de comunicação entre os homens e os orixás), ori é um orixá individual portanto algumas pequenas coisas diferenciam um bori do outro.
No rito do bori, rito o qual todos iniciados ou não devem passar com freguencia temos presente duas divindades primordiais:
Ajalá - É o orixá modelador de ori a serviço de Olódùmarè, o ser supremo que insufla neles a vida. Ajalá Modela o Orì continuamente.
Òrúnmìlà é o òrìsà do destino e o deus da sabedoria, uma das divindades mais importantes do panteão Yorùbá. Um Òrìsà funfun, que nos primórdios da existência, acompanhou os deuses da criação (Èsù,Ògún, Odùwa, Odùdúwà, Obàtálá e muitos outros no processo de criação do Àiyé,mundo físico) e dos seres humanos. A função de Òrúnmìlà era de orientar as divindades e os homens a respeito das vontades do ORÍ (deus individual de cada um) e de Olódùmarè (O Deus supremo dos orixás).
Cada elemento que Orí irá solicitar no jogo de búzios terá um siginificado, cada comida, cada animal representa coisas positivas para aquele que passa pelo rito, para entender melhor o que cada elemento quer dizer vamos citar um pouco de cada:
- Obí Abatá - Uso fundamental, primeiro alimento dos Irunmolés, representa força e vida longa.
- Orogbo - Garante a saúde e a força do ser.
- Omi - Representa a fertilidade feminina, garanti a harmonia e a calmaria.
- Epô - Elemento apaziguador, representa o poder de gestação das Iyagbás.
- Oiyn - Elemento de riqueza, beleza e douçura.
- Eko - Fecundidade e descendencia genetica.
- Nje gbigbe - Alimento do ancestral, prosperidade.
- Ejá - Abundancia e Fertilidade.
- Eiylé - Consagrado a Orunmilá.
Dentre outros elementos como favas e frutas, de acordo com a necessidade de cada um o Orí através do jogo de búzios solicita esses elementos.
O bori nada mais é do que o culto e a oferenda para si mesmo, para o seu interior, para a porção de Deus que mora dentro de você.
s: A QUARESMA : Rei dos Grãos e Lorogun - A qu Caminhos de Òsún ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário