OBÁ TELÁ
Este título conferido ao 4º OBÁ da direita de SANGÒ indica estar associado ao ORISÁ ÓSUN. Acaba sendo conferido a pessoa que apresenta uma grande relevância na conservação do culto àquela divindade, que apresenta uma grande ligação com o ORISÁ SANGÒ, pois os mitos africanos a mostram como esposa daquela divindade e, como uma importante deusa ninfa das águas doces, responsável pela sobrevivência dos nativos fornecendo a água potável que permite a subsistência de todos os reinos.
O título “TELÁ” é um nome peculiar, porém de suma importância que só pode ser usado entre as famílias reais de OYÓ, haja vista, que o seu próprio contexto indica título e cargo de nobreza, bem como, os nomes títulos “AFONJÁ e AJUAN” usados para os homens e, “OGBOJÉ, SIYÉ e AKERE”, usados somente para as mulheres.
A história nagô conta que um dos “OBÁ TELA”, foi entretanto, um dos maiores “OLÚ”, isto é, rei de uma cidade yorubá, sendo o seu verdadeiro nome “ILARO”, tendo sido o maior responsável pela construção de sua cidade, depois das guerras com “IJEBÚ ODÉ” em meados do anos de 1857.
Este título conferido ao 4º OBÁ da direita de SANGÒ indica estar associado ao ORISÁ ÓSUN. Acaba sendo conferido a pessoa que apresenta uma grande relevância na conservação do culto àquela divindade, que apresenta uma grande ligação com o ORISÁ SANGÒ, pois os mitos africanos a mostram como esposa daquela divindade e, como uma importante deusa ninfa das águas doces, responsável pela sobrevivência dos nativos fornecendo a água potável que permite a subsistência de todos os reinos.
O título “TELÁ” é um nome peculiar, porém de suma importância que só pode ser usado entre as famílias reais de OYÓ, haja vista, que o seu próprio contexto indica título e cargo de nobreza, bem como, os nomes títulos “AFONJÁ e AJUAN” usados para os homens e, “OGBOJÉ, SIYÉ e AKERE”, usados somente para as mulheres.
A história nagô conta que um dos “OBÁ TELA”, foi entretanto, um dos maiores “OLÚ”, isto é, rei de uma cidade yorubá, sendo o seu verdadeiro nome “ILARO”, tendo sido o maior responsável pela construção de sua cidade, depois das guerras com “IJEBÚ ODÉ” em meados do anos de 1857.
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