Translate

sábado, 22 de junho de 2013

OSSÃIM ( CATENDE)..

Rei dos Grãos e 


ÒSANYÌN: Divindade das folhas, ligada à cura e a magia (possui grande ligação com Ìyámi Òsòròngà), cultuado para que sempre tenhamos saúde, divindade bastante cultuada por Curandeiros (Onísegùn) e Magos (Olóògùn).

Òsányìn, emite um som peculiar atribuído ao pássaro chamado de Opere que é representação mítica em sua ferramenta forjada em ferro. Não existe Òsányìn sem Opere, os mitos relatam que Òsányìn voa a noite montado em seu pássaro.

O “Dono das Plantas” é um Òrìsà MASCULINO, que representa a castidade do homem, já que esta entidade não teve esposa nem filhos e sim discípulos por sua exclusiva incursão dentro do segredos da natureza. Seu culto nasce no Odu Ogbe – Otura.

Òsányìn é uma entidade de muita força, de grande poder e justiça, um grande protetor do mal para com seu filhos e as pessoas que cumpram com suas responsabilidades. Aqueles que são vitimas de “feitiçaria” ou “maldades” pelas mãos de seus inimigos, este Òrìsà se converte em um fiel protetor, uma arma potencial para a destruição dos inimigos ocultos e declarados na margem da Justiça.

Para iniciá-lo tem que ter a confirmação de Orunmila; a cabeça e o corpo muito bem preparado através de ritos complexos, para receber e comportar a "fluidificação da energia" de uma divindade tão poderosa e ao mesmo perigosa.

O fundamento de Òsányìn tem uma grande complexidade, requer uma combinação de tantas potências materiais, assim como espirituais e ademais seu culto é muito amplo. Complicado por ser muito antigo, de antigos anciões, homens dedicados por completo a guarda e o controle desta força em potencial. O assentamento de Òsányìn não se descreve somente com boneco, terras, cascas, raízes, folhas, pedras, minerais, ossos, hastes de ferro e outros; este é muito mais que combinações. Para muitos, grande, poderoso, intransigente, desconfiado e possuidor dos mistérios das ciências médicas. O chamam para revelar o bem ou o mal deificado para o culto.







Agbènigi  – Velho e feiticeiro, dono do pássaro sagrado, é o único que se aproxima de yamì osoronga (o poder feminino). Dono absoluto do poder das ervas. Come diretamente com Èsú, no qual muitas vezes é confundido.











Arony - Companheiro de Agbènigi, é mais terrível, fuma cachimbo. Um tipo de duende, arony é um anão que acompanha Osaniyn, usa um gorro enfeitado com búzios, a base do seu igbá é de algodão, come somente bicho de pena. Arony é quem nos intui sobre a combinação das folhas. 
Sua saudação: - VÓLÀ VÓLÀ EWÉ, quer dizer : Dono de uma perna que come o dono de duas pernas.



Osaniyn é um orixá muito dificil de se encantar, possui grande complexidade nos seus fundamentos, ele era muito reservado e não saia das matas para nada, logo seu culto ficou de muito segredo e pouco acesso. Não se inicia Osaniyn assim como se inicia nos dias de hoje, esse sim seria um orixá raro, pois encanta-lô é um tanto complicado. Osaniyn é um orixá MASCULINO, que recebe oferendas de animais MACHOS.
Legumes: Obaluaye, Sakpata, Omolu, Onile, yntoto, Sakpanan....

Nenhum comentário:

Postar um comentário